Energias renováveis geram empregos no sertão do Nordeste; jovens relatam jornada do curso técnico até o estágio
O Globo Repórter desta sexta-feira (14) mostrou como o sertão nordestino está se transformando em um mar de oportunidades para aqueles que estão buscando uma nova carreira no setor de energias renováveis.
O som das hélices cortando o ar se tornou comum numa região entre Pernambuco e Piauí, onde a ventania deixou de ser motivo de queixa. Os agricultores, como Givaldo Valdemar de Souza, perceberam a importância desses ventos e passaram a enxergá-los como uma oportunidade.
Ele foi um dos responsáveis pela instalação das torres e, pela primeira vez, teve a oportunidade de ter sua carteira assinada. Givaldo, assim como outros agricultores que cedem seus terrenos para a instalação das torres eólicas recebem aluguel, o que representa uma renda adicional.
“Com o dinheiro que a gente ganhou, a gente comprou mais um pedacinho de terra pra que, se um dia vier mais uma etapa de torre, pegar na terra da gente”, contou o agricultor.
Mão de obra qualificada é desafio
Jovens buscam capacitação para trabalhar na área de energia renovável no Nordeste. — Foto: TV Globo/Reprodução
Nesse mercado competitivo, as empresas investem cada vez mais em tecnologia e inovação para aumentar a produção de energia. No entanto, um desafio para o crescimento desse setor é a formação de mão de obra qualificada. Segundo projeções da Confederação Nacional da Indústria, serão criadas cerca de 17 mil novas vagas até 2025.
A Escola Técnica Estadual de Araripina já está na quarta turma do curso de Energia Renovável, antecipando a demanda por profissionais qualificados. O currículo desses cursos foi criado com a participação das próprias empresas geradoras de energia, garantindo que os estudantes adquiram as habilidades necessárias para atender às demandas do mercado.
“É um curso inovador. É um curso pioneiro que nós criamos essa matriz e essa matriz ela está servindo de base para montar cursos nos outros estados também no Nordeste”, ressaltou Lucival Carvalho, professor de energias renováveis.
Do curso técnico até o estágio
Após o curso, oportunidades surgem em empresas de energia eólica. — Foto: TV Globo/Reprodução
Pessoas como o Ricardo Alencar estão aproveitando as oportunidades oferecidas pelo setor de energias renováveis. O estudante decidiu mudar de área, deixando um doutorado em Estatística para entrar em um setor com muitas vagas disponíveis. Ele já conseguiu um estágio e está otimista com as oportunidades que o setor oferece.
“Agora a gente vê aquele momento em que você estuda, faz tudo por merecer e quando aparece a oportunidade você faz o seu melhor pra conseguir êxito e, graças a Deus, deu tudo certo”,
Já Jaqueline Gonçalves, mãe solteira de três filhos, superou muitos obstáculos para fazer o curso técnico e conquistar seu lugar desejado. Ela trabalhava na limpeza de uma empresa eólica e percorria longas distâncias todos os dias para estudar.
“Há 3 anos, isso era uma coisa impossível de acontecer na minha vida e eu estou aqui. Então o maior exemplo pra quem tá buscando vencer na vida, pra quem tem sonhos a realizar é isso, né? Eu sou uma menina de família simples, estou aqui e estou trilhando minha jornada de sucesso e eu não quero parar só por aqui”, disse.
Fonte: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2023/07/14/energias-renovaveis-geram-empregos-no-sertao-do-nordeste-jovens-relatam-jornada-do-curso-tecnico-ate-o-estagio.ghtml