A energia eólica offshore está preparada para um crescimento verdadeiramente global depois de 2023 ter registado o segundo maior número de instalações anuais, bem como desenvolvimentos políticos importantes que estabeleceram as bases para a expansão acelerada da indústria durante a próxima década.
Em 2023, apesar dos desafios macroeconômicos enfrentados pelo setor em alguns mercados-chave, a indústria eólica instalou 10,8 GW de nova capacidade eólica offshore, elevando o total global para 75,2 GW. A nova capacidade aumentou 24% em relação ao ano anterior, uma taxa de crescimento que o Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) espera que continue até 2030, se o atual momento político continuar.
Nos próximos dez anos, o GWEC prevê que serão instalados 410 GW de nova capacidade eólica offshore, alinhando a implantação da energia eólica offshore com as metas globais de instalação de 380 GW até 2030. A maior parte disso ocorrerá na virada da década, com dois terços instalados entre 2029 e 2033. Esta rápida expansão da implantação deve basear-se numa colaboração crescente entre a indústria e o governo e na criação de quadros políticos e regulamentares simplificados e eficazes.
Este crescimento previsto será impulsionado pela chegada da próxima onda de mercados eólicos offshore, como a Austrália, o Japão, a Coreia do Sul, as Filipinas, o Vietname, o Brasil, a Colômbia, a Irlanda e a Polónia – onde os desenvolvimentos políticos e o foco sem precedentes entre governos, indústria e sociedade civil está estabelecendo as condições para o desenvolvimento eólico offshore a longo prazo e em grande escala.
O relatório descreve um “Quadro de Crescimento Global para a Energia Eólica Offshore” para a indústria e os governos que planejam aumentar rapidamente o desenvolvimento, abrangendo finanças, demanda e aquisições industriais, desenvolvimento da cadeia de suprimento, licenciamento, consenso social, desenvolvimento da força de trabalho e infra-estruturas de rede. A posição do GWEC é que o crescimento previsto está em risco se este quadro não for implementado.
Ben Backwell, CEO do Conselho Global de Energia Eólica, disse: “A instalação de quase 11 GW de energia eólica offshore é a vanguarda de uma nova onda de crescimento da energia eólica offshore. O progresso político – especialmente na região Ásia-Pacífico e nas Américas – colocou-nos no caminho certo para instalar regularmente capacidade recorde anualmente e ultrapassar a meta de 380 GW estabelecida pela Global Offshore Wind Alliance. Isso significa que a energia eólica offshore está a caminho de alcançar a ambição de triplicar definida na COP28 em Dubai.
“A energia eólica offshore é agora muito mais do que uma história europeia, chinesa ou americana. No último ano, o GWEC registou um rápido progresso em novos mercados onde os principais impulsionadores da energia eólica offshore estão agora em vigor – desde compromissos governamentais com o crescimento econômico sustentável, até ao aumento da procura dos consumidores e à descarbonização industrial.
Rebecca Williams, Diretora de Estratégia – Energia Eólica Offshore do GWEC, disse: “Governos em todo o mundo estão escolhendo a energia eólica offshore para seus povos e suas economias. Chegamos ao ponto em mercados maduros onde a tecnologia está agora comprovada como tendo a capacidade de poupar dinheiro às famílias em comparação com as fontes de energia convencionais.
“Esta nova onda de mercados eólicos offshore está tomando conhecimento e fazendo seus próprios progressos, em alguns casos ultrapassando o rótulo de ‘emergente’ graças à forte colaboração entre a indústria e os decisores políticos. É vital continuar essa cooperação, especialmente neste ano de eleições significativas em todo o mundo, para garantir que os alvos se tornem turbinas e que mais mercados se desenvolvam na sequência da expansão desta década.”
Steven B. Hedlund, presidente e CEO da Lincoln Electric, disse: “Estamos muito satisfeitos por sermos um dos principais patrocinadores do relatório global sobre energia eólica offshore deste ano, que destaca várias ações importantes necessárias para maiores investimentos na cadeia de suprimento com a intenção de aumentar a capacidade instalada. As ambições futuras da indústria eólica offshore dependem de uma cadeia de fornecimento em expansão, onde a tecnologia avançada e a automação ajudarão a impulsionar uma maior expansão para ajudar a indústria crescer.”
José Oriol Hoyos, Presidente e CEO da Iberdrola Renewables International, disse: “A Iberdrola tem orgulho de patrocinar mais uma vez o Global Offshore Wind Report da GWEC e mostrar nosso profundo compromisso contínuo com esta tecnologia. Este ano é um marco importante e um momento memorável na nossa jornada rumo a um futuro mais limpo e sustentável, no qual o offshore desempenha um papel de liderança. Encorajo toda a indústria a aplicar a mesma coragem demonstrada na superação de desafios no passado, para que no próximo ano possamos dizer com orgulho que outro recorde foi estabelecido e estamos um passo mais perto de alcançar as nossas ambições.”
Qiying Zhang, presidente e CTO da Mingyang Smart Energy, disse: “A utilização da energia marinha, especialmente a energia eólica offshore, desempenha um papel vital para alcançar a transição energética global e, ao mesmo tempo, combater as mudanças climáticas e seus impactos. Como fabricante líder mundial de turbinas eólicas offshore e fornecedora de soluções de energia marítima, Mingyang Smart Energy está profundamente comprometida em apoiar o duplo objetivo. Acreditamos que através da inovação tecnológica, da industrialização e da cooperação global a nossa indústria pode reduzir ainda mais o custo da energia e, em última análise, ajudar a alcançar a implantação de energia eólica offshore em grande escala. Estamos orgulhosos de apoiar o Relatório Global sobre Energia Eólica Offshore deste ano e estamos prontos para trabalhar com os membros do GWEC e parceiros internacionais para acelerar a transição e cumprir a meta de triplicação das energias renováveis”.